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Coaching e mentoria

Coaching 

Segundo a ICF – International Coaching Federation –, “coaching é a criação de uma parceria com o cliente, com base num processo estimulante e criativo que o inspire a maximizar o seu potencial pessoal e profissional.”

O coaching é um processo estruturado e personalizado, que pode ser feito individualmente ou em equipa.
Focado em perguntas e reflexões que ajudam o coachee (cliente) a encontrar as suas próprias respostas, que lhe permitem atingir objetivos concretos pré-definidos. Este processo permite desenvolver competências, maximizar resultados, promover o autoconhecimento ou construir novas rotinas de trabalho e de vida.

Mentoria 

Segundo a ICF – International Coaching Federation –, “mentoring é um processo de desenvolvimento que pode envolver uma transferência de conhecimento do mentor, mais experiente em determinada área, para o mentee, menos experiente, através da aprendizagem, diálogo e modelagem de papéis”

Ao participar num processo de mentoria, o líder beneficia da partilha de experiências práticas, conselhos aplicáveis e sugestões e dicas que ajudam a enfrentar situações reais do dia a dia. Ao contrário de uma formação teórica ou generalista, a mentoria foca-se nas necessidades concretas do mentee, permitindo que este obtenha ferramentas específicas para tomar melhores decisões, gerir conflitos ou inspirar a sua equipa.


Objetivos do Processo de Coaching

  • Promover o autoconhecimento das forças e desafios enquanto pessoa e profissional
  • Maximizar o potencial pessoal e profissional
  • Estabelecer metas claras e estratégias claras
  • Estimular a mudança de hábitos e comportamentos
  • Potenciar o foco na resolução de objetivos individuais e coletivos

Resultados Esperados

  • Maior clareza e foco nos objetivos
  • Aumento da motivação e confiança
  • Melhor gestão de equipas e maior produtividade
  • Melhoria na comunicação e no alinhamento de estratégias
     

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Objetivos da Mentoria para Líderes

  • Reforçar competências de liderança e gestão.
  • Aumentar a capacidade de decisão estratégica.
  • Melhorar a comunicação interna e externa.
  • Proporcionar um alinhamento claro com os objetivos da organização.
  • Desenvolver inteligência emocional e a empatia no ambiente de trabalho.
  • Fomentar a resiliência e a capacidade de adaptação em tempos de mudança.
  • Promover o equilíbrio entre a visão estratégica e a execução operacional.

Resultados Esperados

  • Líderes mais seguros e preparados para enfrentar os desafios organizacionais.
  • Equipas mais motivadas e alinhadas, com foco nos objetivos comuns.
  • Melhor gestão de conflitos e comunicação eficaz, promovendo um ambiente de trabalho saudável.
  • Aumento da produtividade e melhoria contínua dos processos internos.
  • Maior capacidade de adaptação a mudanças e inovação constante.

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Em caso de litígio o consumidor pode recorrer a uma Entidade de Resolução Alternativa de Litígios de consumo:

CICAP – Tribunal Arbitral de Consumo
Rua Damião de Góis, 31, Loja 6, 4050-225, Porto
+351 22 550 83 49 / +351 22 502 97 91
cicap@cicap.pt

Mais informações em Portal do Consumidor www.consumidor.pt